fbpx

Plantas para dormir bem?

Está na Revista Saúde deste mês (março de 2014):  muitos fitoterápicos trazem a promessa de um sono tranquilo. Porém, nem todos têm o efeito respaldado pela ciência. Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de pesquisas científicas para poder comprovar os efeitos das plantas, óleos essenciais e diferentes práticas utilizadas em consultório.

Então, hoje – de acordo com dados da matéria da revista – vamos falar sobre plantas que normalmente são indicadas para insônia.

O que as pesquisas e experts dizem sobre seis plantas com fama de soníferas:

Kava-Kava

De acordo com a nova revisão científica, a Kava Kava só manda pra longe a insônia deflagrada por estresse crônico. Geralmente utilizada em cápsulas, é mais efetiva se ingerida após as refeições – mas pode demorar algumas semanas para começar a fazer efeito. Só que não é indicada para quem tem problemas renais.

Lavanda

É a planta mais utilizada na aromaterapia – e os ensaios em seres humanos, com a planta em forma de chá, ainda são inconclusivos. Sabe-se, contudo, que seu óleo essencial bate de frente com o estresse e a ansiedade. Se pe isso que está fomentando madrugadas em claro, pode deixar a mente mais aberta a bons sonhos.

Erva de São João

Tem mecanismo de ação análogo ao de alguns antidepressivos e, por isso, suas cápsulas combatem quadros de insônia ligados à depressão. Mas o neurologista Leonardo Goulart, do Hospital Israelita Albert Einstein, diz que ela demanda cautela por certa imprevisibilidade durante o uso.

Camomila

Não há bons estudos falando da camomila e a relação com a insônia. Mas os experts dizem que seu status de aliada das noites tranquilas não fica abalado se considerarmos o aspecto psicológico em torno do simples ritual de tomar o chá quentinho.

Valeriana

Segundo revisão científica, a Valeriana melhora a qualidade do sono, apesar da carência de provas contundentes em relação ao tratamento da insônia em si. Seria mais eficaz em quadros leves e moderados, especialmente associada a outros fitoterápicos. É mais segura na forma de cápsulas e é contraindicada a portadores de doenças no fígado e usuários de outras drogas sedativas.

Passiflora

Originário do maracujazeiro, é um dos fitoterápicos calmantes mais cotados para facilitar o sono – e pesquisas apontam que isso acontece se há uma leve dificuldade para adormecer. Quando existe uma causa mais séria por trás da insônia, essa planta não costuma ser eficaz.

 

Deixe um comentário