fbpx

Cuide do seu corpo (imunidade)

Gripe, resfriado, cansaço e dores no corpo foram as queixas mais frequentes em nosso consultório nesse último mês. Por isso, para evitar esse mal estar, a orientação é cuidar do corpo e fortalecer a imunidade. Para isso, preparamos dicas simples e fáceis para começar hoje mesmo!

As plantas medicinais imunoestimulantes mais conhecidas por seus princípios ativos, são: equinácea (mande manipular tintura e ingira 10 gotas, diluídas em água, 3x ao dia); gengibre (acrescente em chás e sucos); e alho (acrescente alho picado ao final da preparação dos alimentos. Não antes, pois pode perder seus benefícios).

Na aromaterapia, também temos muitos óleos essenciais que podem garantir uma manutenção da saúde (mesmo com toda mudança climática que ainda está por vir). Os óleos essenciais de Canela, Limão Siciliano, Bergamota e Patchouli são excelentes imunoestimulantes. Orienta-se acrescentar em sabonete líquido, banhos, escalda-pés ou cremes corporais. E usar diariamente durante o outono e inverno. A dosagem: 3 gotas para cada 10 mL. Cuidar, pois os óleos cítricos são fototóxicos e podem manchar a pele.

Mas não se engane: não vale preparar chá e usar óleo essencial e não fazer mais nenhum esforço para garantir um inverno saudável. Atividade física frequente (sem interrupções dependendo da estação do ano) é essencial. Busque alguma atividade que lhe dê prazer (corrida, caminhada, natação, yoga, etc), assim, seu corpo libera maior quantidade de serotonina, que será responsável por diminuir o nível de estresse, promover bem estar e, consequentemente, uma imunidade mais forte.

Alimentação também é importante. Eu sei que inverno lembra casa, seriados, pipoca, chocolate e sossego. Mas vale um esforço pequeno para ficar bem! Alguns alimentos podem contribuir para que seu sistema imunológico se torne mais resistente. Em contrapartida, outros alimentos devem ser evitados, já que enfraquecem o sistema imune, como alimentos industrializados (que são ricos em gordura saturada e trans), doces e carboidratos simples (arroz branco, macarrão), cafeína, leite e derivados.

Inclua em sua dieta, principalmente nessa época do ano, frutas cítricas (tangerina, laranja, acerola, kiwi), alimentos ricos em zinco (cereais integrais, castanhas, sementes), vegetais verde escuros (couve, brócolis, espinafre), oleaginosas e, além disso, alho, cebola e gengibre.

Se cuide e tenha um ótimo inverno!

Deixe um comentário